O projeto de lei PL 3405 2012propõe a remarcação da área do Parque Estadual do Serra de Ouro Branco (PESOB), no qual parte da gruta igrejinha fica fora da área de proteção, ou seja, Parte da Gruta da Igrejinha seria retirada do Parque Estadual Serra do Ouro Branco (PESOB).
Igrejinha, a maior caverna em mármore dolomítico de Minas Gerais, teve a participação dos membros da Sociedade Excursionista Espeleológica (SEE) (SBE G001) e do Instituto Estadual de Florestas com o intuito de elaborar estratégias para proteção do local. Este patrimônio raro está situado dentro da área de preservação permanente de mesmo nome e no interior do Parque Estadual Serra do Ouro Branco e sua importância foi destacada no artigo “Valoração da Gruta da Igrejinha, OuroPreto – MG” de Rosada, Meyer e Lucon, publicado em 2013 na revista Espeleo-Tema.
Apesar disso, esta maior caverna em mármore do quadrilátero ferrífero está ameaçada. O Projeto de Lei Estadual de nº 3405 de 2012, se aprovado, propõe a remarcação da área e do perímetro do Parque Estadual Serra do Ouro Branco, deixando parte da gruta de fora da zona de proteção comprometendo também a bacia que abastece a represa da região.
A SEE tem chamado a atenção para esta ameaça e programou uma das visitas técnicas do 7º Encontro Mineiro de Espeleologia para esta gruta.
Conheça o Projeto de Lei e se manifeste sobre o assunto!