- X Expedição para o Projeto “As Cavernas do Ibitipoca” - SPEC & SEE
Durante os dias 4 a 14 de janeiro de 2018, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) realizou a X Expedição do Projeto Cadastramento, Mapeamento Espeleológico e Geoespeleologia das Cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca, conhecido como “As Cavernas do Ibitipoca”, realizado em parceria com a Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas (SPEC).
A parceria entre as duas entidades existe desde 2014 e tem como objetivo principal executar o mapeamento espeleológico, reunir a documentação técnica das cavidades naturais ainda não cadastradas ou mapeadas, além de realizar trabalhos técnicos e científicos que abrangem diversas temáticas, como geoespeleologia, caracterização geomecânica do maciço rochoso e gênese das cavernas do Parque.
- III Expedição do Projeto “IbitiProCa”
Concomitantemente a esta expedição, foi realizada a III Expedição do Projeto “IbitiProCa”. Esta campanha contou com a participação de dois grupos de espeleologia associados à SBE, a SPEC com o seu presidente Heitor Cintra e mais cinco associados e a SEE que contou com quinze participantes, incluindo membros e ex-membros. A parceria com a SBE, promove a integração dos grupos e demais espeleólogos brasileiros, em apoio às propostas de fortalecimento institucional.
O objetivo do Projeto é divulgar o patrimônio espeleológico para os demais grupos de espeleologia, para que estes também possam contribuir na etapa de mapeamento espeleológico das cavidades. Isso se dá devido ao extenso trabalho que a SEE despende no mapeamento da Gruta Martimiano II, com mais de 4.000 metros mapeados.
No primeiro dia, o grupo foi recebido por Heitor Cintra, coordenador do projeto, quando foi realizada uma reunião introdutória para a apresentação dos objetivos da excursão, a distribuição e execução das atividades de campo. Foram definidas as cavernas prioritárias para esta fase do projeto e as atividades a serem desenvolvidas, que incluíam prospecção, topografia, mapeamento e caracterização geológica.
Durante os demais dias de trabalho, a SEE obteve os seguintes produtos quanto às grutas: Gruta Martimiano II acrescentando mais de 300 metros ao seu mapa; Conclusão dos trabalhos de mapeamento espeleológico da Gruta do Manequinho, Gruta do Vandinho e Gruta do Pião; Exploração e conferência do mapa elaborado em 1991 da Gruta das Bromélias – seu mapeamento espeleológico de detalhe foi sugerido e acordado pelos membros dos dois grupos presentes e definido para expedições futuras.
Esta edição, a primeira de 2018, foi de grande importância para os membros aspirantes a espeleólogos, que puderam aprender práticas de mapeamento em grandes cavidades com características particulares de risco e alto grau de dificuldade como, por exemplo, é o caso da Gruta Martimiano II. A equipe mostrou-se unida e preparada para grandes expedições, produzindo resultados relevantes e inspiradores para o futuro do parque e da entidade.
A SEE agradece à gerência do PEIB pelo apoio, que disponibilizou alojamentos aos pesquisadores dentro da própria estrutura do Parque, com fácil acesso para todas as cavidades. Agradecimentos especiais à gerente do parque, Rose Belcavelo, e aos demais guias que nos auxiliam com a localização de cavernas no interior do PEIB.
Também agradecemos ao apoio financeiro dos ex-membros da SEE, o que possibilitou o sucesso dos trabalhos. Este apoio foi fundamental para que os diversos custos, como aquisição de materiais, alimentação e transporte, fossem devidamente pagos, além da transmissão de conhecimentos e experiências desses colaboradores que mantêm a chama acesa e nos orientam pelo obscuro mundo subterrâneo.
A SEE mais uma vez se faz presente em um projeto de grande relevância para o patrimônio espeleológico brasileiro, mantendo a chama dessa ciência sempre acesa, alargando horizontes e construindo pontes, engrandecendo ainda mais o nome da nossa já tão respeitada entidade.
Participantes: Bruno Fernandes Aguiar, Bruno Diniz Costa, Claudia Cassia Pessoa, Fabricio Fernandes, Gabriel Lourenço, José Mota Neto, Lara Guerra, Marcelo Taylor, Marcos Paulo, Paulo Cezar, Nuria Taylor, Paulo Eduardo Santos Lima, Silmar Onofre de Oliveira, Syro Lacerda, Vitor Hugo Bernarnes.
Texto: Claudia Pessoa
Fotos: Gabriel Lourenço