Há 82 anos, a SEE vem acumulando diversos materiais, integrantes de um grande patrimônio que ilustra suas conquistas e demonstra a evolução dos equipamentos e das técnicas espeleológicas, grande parte desse acervo foi repassada para a tutela do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas de Ouro Preto - MCT.
Em 2010, esse acervo foi exposto em uma exposição temporária no MCT. A exposição recebeu visitantes provenientes de diversos países da América e Europa, além de brasileiros de vários estados. Em 2012, o projeto Museu foi prolongado e foram feitas exposições itinerantes e catalogação do material visando o melhor controle e preservação dos mesmos. A exposição passou por diversos departamentos da UFOP como Escola de Minas e DEGEO.
Atualmente, o projeto Museu Itinerante tem como objetivo atingir estudantes de diversas áreas de todo Brasil para descobrir o mundo espeleológico. Outros objetivos importantes também são conseguir o levantamento e catalogação de todo patrimônio espeleológico da SEE, assim como a digitalização do mesmo através de fotografias e scanner de documentos históricos, continuar promovendo a exposição itinerante, visando divulgar a história da SEE e suas atividades através da exibição de banners, fotografias e materiais em outros centros acadêmicos do Brasil, bem como em entidades afins, expor às autoridades competentes, assim como à universidade e aos responsáveis pelo Museu de Ciência e técnica da Escola de Minas, a importância de tornar fixa uma seção voltada para a espeleologia, já que esta ciência não possui nenhum museu permanente em funcionamento no país.