Caracterização do Patrimônio Espeleológico do Parque Nacional das Sempre Vivas - MG

vivas

O Parque Nacional das Sempre Vivas (PNSV) é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral (UC) que possui área de 124.555 hectares e perímetro de cerca de 168 quilômetros que abrange parte dos municípios de Olhos d’Água, Bocaiúva, Buenópolis e Diamantina em Minas Gerais.

Este projeto foi iniciado pela entidade em agosto de 2019 e faz parte do TCCE 02/2018, firmado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A. A execução da compensação é referente aos impactos negativos irreversíveis a cavidades naturais subterrâneas com grau de relevância alto, ocasionados pelo empreendimento “Extensão da Mina do Sapo” (Processo SEI ICMBio nº 02667.000045/2018-11).

Durante a Fase I de execução do projeto, os dados levantados abordaram de maneira geral os aspectos fisiográficos da UC e suas relações com a presença de cavidades na região. A Fase II teve como objetivo a preparação das equipes de campo e a definição da metodologia utilizada na prospecção espeleológica. A segunda fase terminará em 12/02/20 com a produção de um relatório de campo, identificando os dados obtidos durante a primeira expedição ao PNSV.