Projeto Curso de Introdução à Espeleologia

cie_projetoUma vez por semestre os membros da Sociedade Excursionista & Espeleológica (SEE) ministram o Curso de Introdução à Espeleologia (CIE). Oferecido aos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e à comunidade ouro-pretana, o curso busca transmitir noções básicas de espeleologia através de palestras apresentadas por membros da sociedade. Além disso, o mundo subterrâneo é apresentado de forma empírica, através de atividades de campo que buscam conscientizar os alunos quanto à importância do carste.

Ao todo o CIE conta com 11 palestras que discutem diversas áreas da espeleologia, tratando particularmente de temas como espeleofotografia, biologia subterrânea, topografia de cavernas, arqueologia e paleontologia, legislação ambiental, geomorfologia cárstica, espeleoturismo, exploração e segurança, meteorologia hipógea, espeleotemas e introdução à espeleologia. Os temas são divididos ao longo de 4 dias e apresentados durante o período noturno no auditório do Departamento de Geologia da UFOP (DEGEO), contando geralmente com uma participação extra ao final do último dia de palestras.

Após a preparação teórica, o grupo é deslocado até uma província cárstica de relevância, com o intuito de exibir todo o conteúdo abordado em sala. Nos últimos anos, a SEE contou com parceiros nos municípios de Pains e Cordisburgo para realizar as atividades de campo, onde foi possível visitar grutas que expressam bem todos os principais aspectos do carste clássico. Além disso, o curso já contou com edições na cidade de Ouro Preto, que possui cavidades em rochas siliciclásticas e proporcionam um olhar distinto sobre a espeleologia através do “pseudocarste”. 

Durante o primeiro dia de campo, os alunos são divididos em grupos e instruídos sobre como se orientar dentro da caverna através do seu respectivo mapa, colocando em prática as técnicas de exploração e segurança vistas no módulo teórico. Já no segundo dia, uma atividade de mapeamento é realizada em conjunto com os monitores, onde é possível conhecer um dos trabalhos primordiais de um espeleólogo: confeccionar um mapa de uma cavidade, além de proporcionar diversos estudos posteriores, como por exemplo estudos de espeleogênese e espeleometria.

O curso é uma importante ocasião para aproximar a comunidade acadêmica ao mundo subterrâneo, que geralmente é pouco divulgado e conhecido. Além disso, oferece uma visitação com segurança, conhecimento e diversão, não sendo necessário nenhum pré-requisito. O principal objetivo do curso é apresentar a espeleologia como ciência e sensibilizar o público para a importância das grutas como um patrimônio ambiental. A SEE sempre está aberta à novos participantes, de qualquer área acadêmica, para complementar nossos trabalhos de forma interdisciplinar.